segunda-feira, 8 de junho de 2009

» Dois Irmãos, uma Guerra, uma Nação


D. Pedro IV, o Libertador, O Rei-Soldado. Foi Rei de Portugal de Março a Maio de 1826 e imperador do Brasil entre 1822 e 1831. Casou em 1818 com a arquiduquesa D. Leopoldina, de quem teve sete filhos. Enviuvou em 1826, mas casou novamente em 1829 com a princesa D. Amélia de Beauharnais, que lhe deu uma filha.
Ficou como regente do Brasil quando seu pai, D. João VI, regressou a Portugal, na sequência da Revolução Liberal de 1820. Foi proclamado imperador do Brasil e outorgou uma Constituição. Após a morte de seu pai D. João VI, envolveu-se numa guerra civil pela defesa do Liberalismo contra o seu irmão D. Miguel ( Rei de Portugal de 1828 a 1834 ). Este encabeçou o Partido Tradicional que se empenhava em pôr termo à experiência liberal. D. Pedro derrotou as tropas miguelistas e D. Miguel foi obrigado a assinar a Convenção de Évora Monte em 27 de Maio de 1834. Pouco tempo depois, D. Pedro morreu tuberculoso em Sintra, no mesmo quarto onde tinha nascido.
D. Miguel deixou para sempre Portugal, casou com a princesa de Loewenstein, D. Adelaide Sofia, de quem teve sete filhos, e passou a residir na Alemanha.



D. Pedro IV
D. Miguel